De onde vem o nome das praias do Paraná?

Você sabe por que Ilha do Mel se chama Ilha do Mel? Quem foi o Antônio que denominou a cidade de Antonina? Ou por que os indígenas deram o nome da praia de Guaratuba? Conheça o porquê dos nomes das cidades e praias do litoral paranaense.
Antonina

O nome da cidade é em homenagem ao Príncipe da Beira Dom Antônio de Portugal. Em relação a etimologia o nome tem duas origens: do latim “antonius” wur significa inestimável; e do grego “antheos” que significa flor.

Morretes

O nome Morretes é uma referência geográfica aos pequenos morros que fazem parte do cenário da cidade. A cidade foi assim denominada na época da colonização.

Matinhos

Assim como Morretes, Matinhos também teve seu nome como uma referência a geografia do lugar. A cidade foi assim nomeada por conta da abundância de vegetação rasteira, que é típica da planície litorânea do Paraná.

Guaraqueçaba

O nome Guaraqueçaba tem duas origens. A primeira vez do tupi guarani, e significa “lugar do Guará”, que é uma ave vermelha abundante na região. A segunda origem vem da etimologia da palavra, na qual Guirá significa ave, no caso a garça; e Quiaba, significa sítio de pouso, local de ninho, também fazendo referência a região.

Pontal do Paraná

Pontal do Paraná também possui nome com origem que faz referência a geografia do local. Nesse caso, a cidade fica em uma ponta feita de terra e areia que vai na direção das águas marítimas. Já a expressão “do Paraná”, é apenas por conta do estado onde fica o município.

Paranaguá

O nome de Paranaguá também tem várias origens de acordo com diferentes autores. Etimologicamente o nome significa “enseada do grande rio”, fazendo referência ao litoral. Todas as origens trazem referências de mar, baía, porto, palavras que caracterizam a região.

Ilha do Mel

Assim como Paranaguá, o nome da ilha tem algumas origens possíveis. A primeira delas conta que em 1950 havia extração de mel silvestre na ilha, que era usado para adoçar os alimentos. Outra hipótese relata a presença de uma família alemã que habitava a região, na qual possuíam um engenho que produzia farinha de mandioca. Farinha em alemão é “Mehl”. Há ainda outras referências que relacionam o nome com o formato da ilha, a cor da água, uma homenagem ao Almirante Mehl, entre outras.

Guaratuba

O nome da cidade é de origem tupi e significa “ajuntamento de guarás”. O nome foi dado por nativos que habitavam a região de mangues na época do descobrimento do Brasil. Assim como mencionado em Guaraqueçaba, Guará é uma ave vermelha que também tem grande presença na região.

Caiobá

A origem do nome também possui algumas versões. Augusto de Saint Hillaire, cita que o nome vem do guarani “cairoga”e significa casa de macacos. Outra referência diz que o nome vez da combinação kaá (mato) e ubá (canoa), ou seja, o nome da cidade significaria “mato bom para se fazer canoa”. No passado, pescadores utilizam troncos da árvore guapuruvu, que era bastante abundante na região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s