10 razões para visitar Paranaguá em setembro

A cidade de Paranaguá possui atrativos turísticos durante o ano inteiro. Mas é a partir da primavera que as belezas culturais e naturais da primeira capital do Paraná se sobressaem. Por isso, selecionamos 10 programas variados na cidade para curtir o dia, o final de semana ou mesmo um bate-volta rapidinho.

1)  Participar da Festa de Nossa Senhora do Rosário:

festa-de-nossa-senhora-do-rosario_paranagua_litoralpravoce%cc%82

Uma das maiores festas religiosas do estado, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Paranaguá, acontece todos os anos nos meses de setembro e outubro. O evento acontece dos dias 28 de setembro à 9 de outubro e conta com novenas, missas, almoços, shows e procissões que levam às ruas fieis de diversas partes do estado. Além disso, durante a festa popular, há barracas gastronômicas disponibilizadas para os fiéis.

2) Visitar o Aquário de Paranaguá:

Aquario de Paranaguá. Paranaguá, 25-02-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr

O aquário da cidade tem mais de 200 espécies e 23 tanques de água doce e salgada. Através de uma visita é possível conhecer diferentes tipos de peixes, pinguins, raias, tubarões, recifes de corais e manguezais. As visitas podem ser livres ou monitoras, desde que seja feito um agendamento prévio através do site do aquário. O Aquário fica na Rua João Régis, s/n, no Centro Histórico. De segunda a sexta-feira, abre às 10h e fecha às 18h. Nos fins de semana e feriados, o horário de funcionamento se estende até as 18h30.

Os ingressos custam entre R$ 11 e R$ 22. http://aquariodeparanagua.com.br/

3) Fazer um passeio pelo Centro Histórico em dias ensolarados:

centro-historico_paranagua_litoralpravoce%cc%82

Com a aproximação e chegada da primavera, os dias tendem a ficar mais quentes e ensolarados. Nesses dias, um passeio pelo Centro Histórico da cidade mais antiga do Paraná pode ser uma boa opção. Além de construções colônias localizados na Rua da Praia, é possível fazer uma visita ao Pelourinho, que servia de local para punir e expor criminosos no período colonial; e a Praça do Japão, inaugurada em 1986.

4) Fazer uma visita a Ilha da Cotinga:

ilha-da-cotinga_paranagua_litoralpravoce%cc%82

Pouco explorada por turistas, a ilha só pode ser acessada de barco. O local ainda é habitado por índios e é considerado o marco zero da cidade. No passado, a ilha era habitada pela civilização Mbyá Guarani, e até hoje há resquícios dela no local. Outro destaque da ilha é a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, localizada em um dos pontos mais altos da ilha, que proporciona uma vista inacreditável da cidade e do mar. Na Rua da Praia existem diversos barcos que fazem a travessia até a Ilha da Cotinga.

5) Saborear a legítima tainha de Paranaguá:

tainha_paranagua_litoralpravoce%cc%82

Outro evento bastante conhecido na cidade é a Festa da Tainha, que geralmente acontece nos meses de junho e julho. Porém é possível experimentar a iguaria em todos os meses do ano, inclusive em setembro. Algumas sugestões de restaurantes de frutos do mar são A’Bonbonne e Danubio Azul. Saiba mais na aba Restaurantes em Paranaguá (link)

6) Fazer um passeio de barco pela Baía de Paranaguá:

passeio-de-barco_paranagua_litoralpravoce%cc%82

A Baía de Paranaguá é a maior do estado e segunda maior em importância econômica do país. Ela é formada por três baías e duas ilhas e através de um passeio de barco é possível conhecer um pouco mais da sua extensão. Existem algumas opções de passeios possíveis e um deles sai da Praça 29 de Julho e dura cerca de 1h30. Com ele é possível ver o porto da cidade, a Ilha do Mel e botos nadando. Algumas empresas que realizam esses passeios são Barcopar, Associação dos Barqueiros do Litoral Norte do Paraná e a Transporte Marítimo Camarões.

7) Conhecer um pouco mais sobre os artistas da região:

casa-da-cultura_paranagua_litoralpravoce%cc%82

Um dos pontos turísticos da cidade é a Casa da Cultura “Monsenhor Celso”, construída no século XVIII e que já foi morada do músico Brasílio Itiberê da Cunha e de seu irmão Celso Itiberê da Cunha. Atualmente o espaço se tornou Casa da Cultura, e todo mês expõe obras de artistas regionais, além de obras nacionais e até internacionais. A casa fica localizada no Centro Histórico da cidade. Os horários de funcionamento são de terça a sexta, das 9h às 18h; e nos finais de semana das 9h às 13h.

8) Conhecer o Porto de Paranaguá:

porto-de-parangua_paranagua_litoralpravoce%cc%82-2

Muitos não sabem mas é possível fazer um passeio pelo Porto de Paranaguá, conhecer suas estruturas e um pouco de sua história. A visita pode ser feita para fins acadêmicos ou técnicos. Assim como a Baía, o Porto tem grande importância econômica nacional. O passeio é feito através de uma van e para realizá-lo é preciso pedir uma autorização a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina pelo site: http://www.portosdoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=335

9) Tomar um banho de cachoeira:

cascata-da-quintilha_paranagua_litoralpravoce%cc%82

Outra vantagem do mês de setembro e da chegada de dias mais quentes é que é possível tomar banho de cachoeira. Em Paranaguá, a Cascata da Quintilha fica bem no meio da Mata Atlântica e é considerada Área de Proteção Ambiental. O local conta com um Pesque-Pague e para ter acesso a cachoeira é preciso pagar uma entrada aos donos, pois ela fica em propriedade privada. É possivel ter acesso a cachoeira pela Estrada da Quintilha, que se inicia no km 4 da rodovia Alexandra Matinhos.

10) Pular de paraquedas:

DCIM110GOPRO

Outro passeio pouco explorado pelos turistas é o salto de paraquedas. Realizado pela empresa Salto Duplo, a atividade é realizada com um especialista, a uma altura de cerca de 3.300m. Durante o salto é possível avistar a Ilha do Mel, Ilha das Peças, Superagui e toda a Baía de Paranaguá. A queda livre dura cerca de 35 segundos e outros 6 minutos são com o paraquedas já aberto. A empresa ainda oferece serviço de filmagem e fotografia para que quiser registrar o momento.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s