10 personagens caiçaras da história do Paraná

Você já ouviu falar em Brasílio Itiberê? E em Santos Andrade e Hugo Simas? Os nomes são reconhecidos e se tornaram nomes de ruas e pontos importantes de Curitiba e de várias cidades no Paraná. Mas você sabe quem são eles e aonde nasceram? Boa parte dos nomes mais importantes para a história do estado nasceram no litoral. Conheça alguns desses nomes e porque eles foram tão importantes.

1) Brasílio Itiberê

Brasilio-Itibere_LitoralPRaVocê.png

Nascido em Paranaguá no ano de 1846, Brasílio foi pianista e compositor. Além de artista, ele se formou em direito e durante muito tempo seguiu carreira de diplomata. Sem deixar a carreira de músico de lado, Brasílio atuou como diplomata no Peru, Itália, Paraguai, Alemanha e Bélgica onde morreu com 67 anos.

2) Santos Andrade

santos-andrade_litoralpravoce%cc%82

Nome de uma das principais praças de Curitiba, José Pereira dos Santos Andrade foi presidente do estado na época da colônia e promotor público em Antonina. Nascido em Paranaguá em 1842, Santos Andrade morreu 58 anos depois na capital paranaense.

3) Hugo Simas

hugo-simas_litoralpravoce%cc%82

Hugo Gutierrez Simas também nasceu em Paranaguá e atuou como jurista no cargo de procurador-geral no Ministério Público e desembargador no STJ. Hugo Foi membro da Academia Paranaense de Letras e morreu aos 58 anos no estado do Rio de Janeiro.

4) Comendador Araújo

Captura de Tela 2016-09-27 às 14.37.10.png

Conhecido como Comendador Araújo, Antônio Alves de Araújo nasceu em Morretes no ano de 1803. Teve sua formação como diplomata na Alemanha, e além da carreira, o comendador se dedicou à erva-mate, um dos principais produtos do estado. Além disso, foi vice-presidente da Província do Paraná, morrendo aos 84 anos em Palmeira.

5) Júlia da Costa

julia-da-costa_litoralpravoce%cc%82

Uma das mulheres mais importantes para a história do estado, Júlia da Costa nasceu em Paranaguá e foi considerada a primeira poetisa paranaense. Publicou os livros Flores Dispersas 1 e 2 e era conhecida como uma mulher forte e sonhadora. Morreu no estado de Santa Cataria, em São Francisco do Sul, aos 67 anos.

6) Barão do Cerro Azul

Barao do Serro Azul_LitoralPRaVocê.jpg

Nascido em Paranaguá, Idelfonso Pereira Corrêa, conhecido como Barão do Cerro Azul, teve grande importância da história da erva-mate do estado. Durante muito tempo ele produziu e exportou o produto, mas além disso atuou como político e fundou a Associação dos Comerciantes do Paraná. Idelfonso foi morto em 1894 na Revolução Federalista.

7) Bento Munhoz da Rocha Neto

bento-munhoz-da-rocha-neto_litoralpravoce%cc%82

Reconhecido por seus grandes feitos na carreira política, Bento Munhoz da Rocha Neto foi duas vezes governador do estado e responsável pela fundação da Copel, Biblioteca Pública, Teatro Guaíra e do Centro Cívico. Morreu aos 72 anos na capital.

8) Rocha Pombo

rocha-pombo

Diferente dos outros personagens apresentados, Rocha Pombo não atuou na política. Nascido em 1857 em Morretes, ele foi importante jornalista, historiador e poeta do estado. Responsável pela fundação do jornal “O Povo” em Morretes, Rocha Pombro era abolicionista e republicano e atuou na Academia Brasileira de Letras. Morreu aos 75 anos no Rio de Janeiro.

9) Theodoro De Bona

theodoro-de-bona_litoralpravoce%cc%82

Um dos pintores mais reconhecidos do estado, De Bona nasceu na cidade de Morretes em 1904. Morou na Europa durante um tempo até vir a falecer em 1990 em Curitiba. Dentre os destaques de suas obras está a Via Sacra, pintada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto em sua cidade natal.

10) Conselheiro Araújo

captura-de-tela-2016-09-27-as-14-45-30

Nascido em 1836 em Morretes, Monoel Alves de Araújo, conhecido como Conselheiro Araújo, era irmão do Comendador Araújo. Formou-se em direito e ingressou na política, tornando-se presidente da Província de Pernambuco. Morreu em 1908, aos 72 anos, no Rio de Janeiro.

Um comentário sobre “10 personagens caiçaras da história do Paraná

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s