Um sítio para chamar de seu em Guaratuba

sitio-sambaqui-cultivo-de-ostras-e-restaurante-800x450-640x360

Um bate-e-volta pelo litoral do Paraná pode te deixar maravilhado, mas também cansado – e, depois de um longo passeio, esfomeado. Mas, a partir de agora, não é preciso sofrer mais para escolher um lugar bacana pra comer: o Sítio Sambaqui é um local que, além de oferecer uma paisagem linda para apreciação e atividades de lazer, proporciona um ambiente tranquilo para descanso. Além de, claro, refeições frescas, naturais e saborosas.

A marca registrada do local é o cultivo próprio de ostras, que são submetidas mensalmente à análise sanitária através da parceria com a Associação Guaratubana de Maricultores (AGUAMAR). Também são analisadas e certificadas pelo projeto Cultimar da UFPR – representando, assim, uma grande valorização dos produtos locais. Para o cultivo, são captadas sementes do ambiente através de coletores artificiais – ou também podem ser produzidas em laboratório.

ostras-sitio-sambaqui-litoral-pra-voce

A garantia de limpeza e certificação da qualidade dos produtos trazem um gosto refinado e peculiar – elemento que faz da cozinha do Sambaqui Bistrô singular. São mais de 20 opções de ostras no cardápio: gratinadas, in natura, com mel, queijo, ervas finas, cebola, alho, pimenta… As variedades agradam a todos os gostos. Outros frutos do mar também roubam a cena, como o mexilhão e os camarões, além do peculiar medalhão de barreado. O paladar refinado se dá, também, pela cozinha seguir os padrões de técnica e qualidade preceituados pelo Programa Alimento Seguro do SENAC.

 

E se engana quem pensa que é só a comida o diferencial do local. Fora do restaurante, também há várias opções interessantes de recreação: o Sítio Sambaqui oferece aulas sobre o ecossistema mangue, unidades de conservação, botânica, zoologia e maricultura – além de dinâmicas de grupo que abordam a interdependência entre homem e ambiente. Ações ecológicas também estão em destaque nas atividades: recentemente, no dia nacional na Mata Atlântica, 20 jovens puderam retirar resíduos do Rio Cabaraquara e parte da Baía de Guaratuba. A conscientização ambiental, como se vê, acaba se tornando um bônus do conteúdo educacional oferecido pelo Sítio.

sitio-sambaqui-2

Para quem quer lazer, o Stand-Up Paddle é o destino: o Sambaqui disponibiliza a locação e a promoção de passeios por toda a baía de Guaratuba. São 14 quilômetros de área costeira que passam por mangues cercados de animais nativos. Além de promover diversão, a atividade conta com a garantia da segurança dos participantes, desenvolvendo um manual de procedimentos certificado pelo Projeto ECO SUP Adventure e a ONG IBISA (Instituto Brasileiro de Incentivo Social Ambiental) – e recebendo o selo E.S.A. Certificate of Environmental Responsability.

Quer aproveitar a viagem a Guaratuba para dar um rolê de bike? Produzimos um guia com locais que você não pode deixar passar.

O local, ainda, por se encontrar numa região envolta de um cenário natural, dispõe de uma vista belíssima: tanto para o arbóreo quanto para a baía. Enquanto se esperam os pratos principais no Sambaqui Bistrô, os clientes podem caminhar por um deck até o mangue – que é o local de cultivo das ostras. E aí, devido ao plano de fundo digno de recordação, as fotos são instantâneas. E as ótimas memórias também.

Visite o Sítio Sambaqui e se encante de diferentes formas. J

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s