7 trilhas para explorar o litoral do Paraná

Todo mundo sabe que um dos sinônimos do litoral é natureza: são várias as possibilidades de explorá-la nas mais diversas localizações. Tem opção pra quem prefere um banho de rio, um dia na praia, ou, ainda, para aqueles que gostam de fazer uma caminhada por alguma trilha nova.

Pensando nisso, selecionamos alguns locais com as paisagens mais bonitas para você escolher. Quer saber quais são? Confere aí:

caminho_do_itupava-litoralpravoce-21-10-16

Caminho do Itupava

É um dos mais antigos caminhos do estado. Foi aberto por uma comunidade indígena no período pré-colonial e até hoje tem como características suas pedras irregulares em alguns pontos. Durante o percurso, é possível visitar algumas unidades de preservação com mais trilhas, como a do Marumbi e a Serra da Baitaca.

 

morro-do-quitumbe-litoralpravoce-21-10-16

Morro do Quitumbê

A trilha do Morro do Quitumbê proporciona aos visitantes uma bela vista da Baía de Antonina e da vegetação do local. Por ser considerada “leve”, pode ser explorada por pessoas de todas as idades – no entanto, apesar de não ser difícil, é recomendado que ela seja feita em grupo, visto que é pouco sinalizada. O acesso é feito pela Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões em Guaraqueçaba.

 

parque-rio-da-onc%cc%a7a-litoralpravoce-21-10-16

Parque Florestal Rio da Onça

Localizadas dentro de um parque florestal, as trilhas são bastante seguras e sinalizadas. O espaço é utilizado para proteção da fauna e flora da região e, além das trilhas, os visitantes podem aproveitar para visitar as fontes e o mirante, que também fazem parte do parque. O acesso ao parque é feito pela PR 412 e funciona de terça à domingo – das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

 

reserva-ecologica-sebui-litoralpravoce-21-10-16

Reserva Ecológica do Sebuí

Reconhecida por ter um dos maiores espaços com Mata Atlântica do Brasil, a Reserva do Sebuí fica localizada na Baía dos Pinheiros e oferece aos visitantes algumas opções de trilhas, além de passeios de canoa e banhos de rio e cachoeira. Além disso, podem ser agendados pelos visitantes alguns programas de educação ambiental.

 

parque-estadual-do-pau-oco-litoralpravoce-21-10-16

Parque Estadual do Pau Oco

Localizado em Morretes e com diversas atrações para os fãs da natureza, o parque estadual ainda preserva a fauna e flora da região. As trilhas do local são muito exploradas, já que levam a lugares incríveis, como a Cachoeira Salto da Fortuna – uma ótima opção depois da caminhada. A trilha também dá acesso a uma capela e ao Caminho Colonial do Arraial.

 

morro-do-escalvado-litoralpravoce-21-10-16

Morro do Escalvado

A trilha desse morro exige um pouco mais de esforço do visitante, tendo em vista que é bastante íngreme e com alguns pontos erosivos. Porém, ao fim dela, é possível avistar as praias da região com uma das vistas mais bonitas. É importante saber que o morro não possui infraestrutura para acampamentos, sendo necessário que o passeio dure apenas por um curto período.

 

rio-cachoeira-litoralpravoce-21-10-16

Rio Cachoeira

O espaço conta com trilhas de caminhadas que chegam a 3 km dependendo do percurso escolhido pelo visitante. Ao final da trilha, é possível tomar banho de rio ou praticar rafting, esporte bastante popular da região. O acesso ao morro é feito pela Estrada do Bairro Alto, PR 340.

Gostou? Confira neste post mais 5 atividades radicais pra fazer no Litoral do Paraná.

4 comentários sobre “7 trilhas para explorar o litoral do Paraná

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s