Um oceano de cervejas artesanais

Um oceano de cervejas artesanais

A produção de cervejas artesanais vem crescendo no estado paranaense. Segundo a Associação dos Cervejeiros Paranaenses (ACERVA-PR), nos últimos anos, houve um aumento de 15% na criação de cervejarias. Os produtores paranaenses estão, cada vez mais, conquistando seu espaço no mercado – e isso se deve, principalmente, ao grande potencial da região. As marcas que mais fazem sucesso são aquelas que apostam num trabalho diferenciado na produção de suas “beras”, de acordo com a ACERVA-PR – principalmente no Litoral do Paraná.

Ficou curioso? Se liga nas três marcas que estão se destacando no nosso litoral:

 

ozean1
por Guia Virtual das Cervejas Artesanais do Brasil
  1. Ozean – Paranaguá

A Ozean nada mais é que a primeira microcervejaria do Litoral do Paraná, fundada pelo cervejeiro Leonardo Kossatz Lopes na cidade de Paranaguá. Possuindo uma variedade enorme de rótulos – como Pilsener, Trigo (Hefe Waizen), Magma (Pale Ale), Califa (American Pale Ale), Indiana (IPA), Eclipse (Oat Meal Stout), Dourada (Strong Ale), Cataia (Imperial IPA) e Maré Negra (Imperial Stout) –, a cervejaria ainda oferece cursos de fabricação de cerveja caseira para os interessados no assunto. Atualmente, parte das cervejas Ozean estão sendo produzidas como ciganas na cervejaria vizinha Porto de Cima, que se localiza em Morretes. Você encontra a sede da Ozean no endereço R. Delhi, 1750 – Parque Agari, em Paranaguá; e pode contatar Leonardo pelo número (41) 9978-1280.

 

IMG_0463.JPG
por Aqui Tem Cerveja
  1. Porto de Cima – Morretes

O americano Curt Matherne e sua esposa Miriam gerenciam, além da bela Pousada Graciosa, a pequena cervejaria Porto de Cima – um de frente para o outro e localizados na cidade de Morretes. O processo de produção das cervejas do casal não inclui filtração, fazendo com que sejam extraídos sabores e aromas delicados e únicos. Além de excluir o uso de conservantes e aditivos químicos, a produção também conta com carbonatação obtida naturalmente dentro da garrafa. Entre os tipos produzidos, estão cervejas no estilo alemão com malte Pilsen e trigo, American Amber Ale, clássica Ale inglesa, Stout Ale e Belgian Blonde Ale. Os rótulos, em homenagem à Mata Atlântica, também são atrativos: Maracujá Kolsch, Pica Pau, Bem-Te-Vi, João de Barro, Bafo do Sapo e Crazy Belgian. Vale a pena dar uma conferida. Você encontra a cervejaria no endereço Estrada da Graciosa, Km 8, Morretes; e pode contatar Curt e Miriam pelo telefone (41) 3462-1807.

 

img_4597
por Gazeta do Povo
  1. Anhangava – Quatro Barras

Criada pelos empresários José Pedro Duarte e Márcio Netto na cidade de Quatro Barras, a cervejaria leva o mesmo nome do Morro Anhangava, de onde se vê, do topo, toda a costa litoral paranaense. Seguindo a moda alemã, as cervejas Anhangava também não deixam a desejar na variedade e no gosto: a Anhangava Kamby, por exemplo, é uma cerveja puro malte cristalina produzida com os lúpulos alemães Hallerton Tradition e Mittelfrueh. Diferentemente das cervejas comerciais, a Anhangava não possui em sua fórmula a mistura de cereais não maltados, como milho e arroz. Sem esses complementos, segundo os empresários, não há alterações atípicas no gosto e a cerveja permanece com o toque natural e saboroso. Dentre os rótulos, estão Narã (English IPA), Rudá (Strong Golden Ale), Kamby (Kolsch) e o último lançamento Vevuí (American Wheat). Recentemente, no começo de 2016, a cervejaria foi comprada pela empresa curitibana Maniacs Brewing Co., mas ainda é utilizada como produtora a sede em Quatro Barras. Você encontra a cervejaria no endereço Avenida Dom Pedro II, 62 – Centro, em Quatro Barras; e pode contatar os empresários pelo número (41) 3157-0701.

 

Os adoradores de praia e cerveja estão no céu com esse roteiro. Compartilhe esse post com seus amigos e leve-os para as melhores cervejarias do litoral!

 

Quer uma viagem completa? Confira aqui 5 atividades radicais para realizar no litoral do Paraná.

Um comentário sobre “Um oceano de cervejas artesanais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s