Definindo o litoral em quatro delícias

Definindo o litoral em quatro delícias

Você provavelmente já conhece as comidas típicas do sul do Brasil. Agora, que tal conhecer as comidas típicas do melhor litoral da região?

 

3367741889_b573f3fff9.jpg
por Matraqueando
  1. Bala de Banana Antonina

Está aí uma bala de banana que seus filhos, você, seus pais e até seus avós já provaram: a Antonina é uma das mais antigas da produção de balas do Paraná. A indústria foi fundada em 1979, e, no início, a indústria abastecia apenas a própria cidade de Antonina. Mas o mercado cresceu rápido. Atualmente, são empregados 17 funcionários e produzidos, em média, 500 quilos de bala de banana por dia. Símbolo do estado, o design da embalagem foi feito por Zeca, filho do fundador, e nunca foi alterado, permanecendo com sua tradição até hoje. A bala é 100% natural, sem conservantes nem aditivos químicos, e é produzida diretamente com as bananas de pequenos produtores da região – o que resulta naquele gostinho que todo mundo adora. Você encontra essa bala em toda Curitiba e região metropolitana, além de alguns pontos em São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Para os demais estados, a venda é realizada pelo site www.balasantonina.com.br para pessoas físicas.

 

farinha-de-mandioca
por Pitadela
  1. Farinha de Mandioca

A farinha de mandioca é um produto que resistiu aos tempos modernos e a tecnologia crescente nos setores industriais. Ela é produzida, desde sempre, nas famosas farinheiras, distribuídas por todo o Paraná e com utilização de equipamentos rústicos e mão de obra familiar. A farinha leva aproximadamente dois anos, a partir do plantio da mandioca, para ser produzida com boa qualidade e sabor. A diferença da farinha de interior para a litorânea é o amido de mandioca, que, segundo o professor Luiz Fernando da UFPR, não é retirado da massa durante a prensagem. Isso resulta naquela textura e sabor característicos e deliciosos!

 

barreado.jpg
por Cores e Sabores do Brasil
  1. Barreado

O barreado está na boca até de quem nunca veio ao Paraná – mesmo não tendo experimentado, quase todo mundo já ouviu falar dessa preciosidade do Paraná. O barreado é um prato de origem portuguesa, e tem sua fama, além do exímio sabor, por sua possibilidade de ser requentado e ainda ter o mesmo gosto de recém-preparado. A receita para essa mágica, apesar de demorada, é simples: a carne é cozida por cerca de 20 horas, que é o suficiente para desfiar toda a carne, e quando cozida, as fibras de carne soltas se transformam em um caldo grosso e delicioso, típico do Litoral do Paraná. Além de ser um prato muito apreciado atualmente, ele também tinha sua fama no passado: em dias de festa do fandango, o prato era reaquecido a cada refeição e todo mundo curtia o dia todo.Você pode encontrar o barreado em todo o litoral paranaense, principalmente em Morretes. Em Curitiba, também há alguns restaurantes que preparam o prato.

 

cachaca-brasileira2
por Novo Jornal
  1. Cachaça

Outra lenda de Morretes atende pelo nome de cachaça e, no Brasil todo, possui um fã-clube enorme! A cachaça começou a ser produzida no município por volta de 1920, e, até hoje, lidera o mercado de cachaça de todo o litoral paranaense. O produto é feito por meio do plantio de cana de açúcar, de onde é retirada a cana e, então, moída, fermentada, destilada e envelhecida, para se tornar o produto final – aguardente de cana de açúcar. No litoral, o diferencial da cachaça é seu aspecto encorpado por conta do terreno chuvoso e da fertilidade média do terreno. E é isso que deixa todos apaixonados!

 

Gostou? Vem pro litoral do Paraná que você encontra todos eles. ❤

Vai viajar com seu amor? Confira neste post 6 programas românticos pra fazer no litoral do Paraná.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s