Superagui

Grandes pintores que retrataram o Litoral do Paraná

Muitos não sabem, mas o Litoral do Paraná e sua beleza foram retratados por grandes pintores – brasileiros e até estrangeiros. Conheça-os:

 

Morretes
Morretes, 1969, por Theodora de Bona
Ilha do Mel
Ilha do Mel por Theodora de Bona

Theodoro de Bona

Pintou: Morretes e Ilha do Mel

Theodoro de Bona foi um pintor, escritor e professor nascido em 1904 na cidade de Morretes. Cursou a Academia de Belas Artes de Veneza e envolveu-se com o movimento artístico italiano, trazendo muitas dessas características em suas obras quando retornou ao Brasil. Na primeira obra acima, ele retrata o Rio Nhundiaquara e, ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar no ano de 1969. Na segunda, ele retrata a Ilha do Mel no ano de 1946.

 

Antonina
Vista Geral de Antonina, 1872, por William Lloyd

William Lloyd

Pintou: Antonina

Nascido em 1822 na Inglaterra, William Lloyd foi um engenheiro civil que veio a América do Sul para construir ferrovias. De passagem pelo Brasil, logo encantou-se pelo Paraná – mais especificamente, a simples e bela cidade de Antonina. Retratou a obra acima em aquarela, no ano de 1872, com o título de “Vista Geral de Antonina”.

 

Paranaguá
Porto de Paranaguá por William Michaud
Superagui
Vegetação de Superagui por William Michaud

William Michaud

Pintou: Paranaguá e Superagui

O suíço William Michaud, nascido no ano de 1829, veio ao Brasil em 1849, com apenas 20 anos. Michaud nunca recebeu instrução artística – seu dom sempre lhe foi nato. Autodidata, foi aprimorando suas habilidades de retratar a realidade ao longo de seu tempo em terras brasileiras, principalmente depois de chegar em Superagui. O primeiro quadro acima, em aquarela, retrata o Porto de Paranaguá no final do século 19. O segundo retrata a vegetação de Superagui entre 1890 e 1895.

 

pontal do paraná
Entrada da Barra Sul – Marinha por Alfred Andersen

Alfred Andersen

Pintou: Pontal do Paraná

Alfredo Andersen foi um pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil. Nascido em 1860, Andersen é considerado “o pai da pintura paranaense”, tendo, inclusive, um museu em sua memória na cidade de Curitiba (Museu Alfred Andersen). Fez duas viagens ao Brasil em seu veleiro, mas só quando conheceu Paranaguá que decidiu ficar em nossas terras. Na obra acima, Andersen retratou a Entrada da Barra do Sul – Marinha.

 

Matinhos
Morro de Matinhos por Estanislau Traple

Estanislau Traple

Pintou: Matinhos

Estanislau Traple, curitibano nascido em 1898, foi um desenhista, gravador, litógrafo, pintor e professor. Em 1916, tornou-se aluno de Alfred Aldersen, e em 1948, tornou-se professor da Escola de Belas Artes do Paraná e continuou no cargo até o final de sua vida. Na obra acima, o pintor retrata o Morro de Matinhos e o cotidiano de seus moradores no início do século 20.

Guaratuba
Guaratuba por Jean-Baptist Debret

Jean-Baptist Debret

Pintou: Guaratuba

Nascido em Paris no ano de 1768, Jean-Baptist Debret foi pintor, desenhista e professor. Por ter integrado a Missão Artística Francesa em 1817, fundou, no Brasil, a Academia Imperial das Belas Artes, onde mais tarde lecionou. Uma de suas obras serviu como base para definir cores e formas geométricas da bandeira do Brasil. Em sua obra de Guaratuba acima, a direita é representada a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A esquerda, a vila de Guaratuba e o casario a sua frente, que foi engolido pelo mar em 1968.

 

Guaraqueçaba
Guaraqueçaba por Frederico Lange

Frederico Lange

Pintou: Guaraqueçaba

Frederico Lange, conhecido como Friz Lange de Morretes, é um morretense nascido em 1892. Friz foi pintor, desenhista, gravador, cientista e professor brasileiro. Durante sua vida, o pintor se debruçou sobre a natureza do estado do Paraná. Após sua morte, em 1954, foi enterrado em pé, de frente ao Pico Marumbi, e adornado por pedras da montanha, plantas nativas e caramujos – animais que pesquisou por tantos anos. Na obra acima, Friz retrata Guaraqueçaba no ano de 1934.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s