Sistema Fecomércio Sesc Senac no Litoral

Ações visam desenvolver o turismo, a gastronomia, o comércio e a economia da região litorânea

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR sempre teve um pé na areia. As três instituições que o compõem promovem diversas ações visando impulsionar o desenvolvimento do Litoral paranaense.

Já em 1966 a antiga Colônia de Férias do Sesc era garantia de boa hospedagem e diversão para as famílias dos comércios paranaenses e também de outros estados. Em 2011, ela deu espaço a um imponente centro de turismo e lazer, o Hotel Sesc Caiobá, com mais de 23 mil m2, 137 apartamentos, duas piscinas para adultos, duas piscinas para crianças, academia de ginástica, ginásio de esportes, salas de jogos, quadras poliesportivas, sala de internet, sala de home theater, brinquedoteca, dois restaurantes, café e espaço para convenções e eventos. Só em 2016, o hotel recebeu quase 18 mil hóspedes, grande parte – 11 mil –, foi de comerciários e dependentes.

No espaço também funciona uma unidade do Senac, que conta com restaurante e café-escola, salão de beleza e demais salas para cursos, com o objetivo de preparar profissionais para atuação no litoral.

A Fecomércio, por meio de parcerias com o poder público e demais instituições, atua ativamente para o fortalecimento da economia e do comércio da região litorânea. São bons exemplos, a implantação do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais em Matinhos e em Paranaguá, em conjunto com o Sebrae/PR.

Festival de Sabores do Litoral

A participação do Sistema no Festival de Sabores do Litoral começou desde as primeiras edições. Neste ano, o Senac, em parceria com a Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), promoveu dois workshops. Em um deles, reforçou as boas práticas no preparo de alimentos aos comerciantes que participam do Festival. E, no dia 26 de junho, apresentou o passo a passo do preparo da Caldeirada Litoral e do Bolinho de Cambira, sucesso entre os convidados.

Os ingredientes locais, típicos da região litorânea, fazem parte da gastronomia degustada pelo público e também repassada aos alunos do Senac.

O Restaurante-escola Senac Farol das Conchas tem marcado presença no Festival com uma releitura de um dos pratos mais famosos da região, o Barreado, transformado em medalhão ao molho, acompanhado de purê de aipim e lâminas de banana-da-terra. Para completar a refeição, a deliciosa sobremesa Banana Caiçara, composta por meia banana flambada com cachaça artesanal de cataia, acompanhada de uma bola de sorvete de creme. O valor é de R$ 69,90 para duas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s